QUEDA DE PELOS NOS GATOS: É NORMAL?

Postado por Luciana Marchioro, Médica Veterinária Dermatóloga (especialização em Dermatologia Veterinária). Atua em Caxias do Sul.

É comum nós, Médicos Veterinários, nos depararmos  com a seguinte pergunta: “meu gato está perdendo muito pelo, é normal?”. Pois esta é uma indagação de difícil resposta, principalmente sem uma avaliação clinica e exames complementares

Uma consulta dermatológica detalhada poderá classificar esta perda de pelos de acordo com a intensidade,  quantidade,  localização (se é generalizada ou em pontos isolados, caracterizando alopecia), também averiguando a qualidade da alimentação, estado nutricional, estação do ano, idade, condição de saúde geral do gatinho, pois a pele e os pelos são o espelho da saúde interna… Estes são alguns pontos que determinam se a queda de pelo é fisiológica (normal) ou se está relacionada a alguma doença de pele.

A raça influencia muito nesta perda, pois ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, gatos de pelos longos perdem MENOS pelos que os gatos de pelos curto. Isso ocorre pois os pelos longos apresentam um ciclo de crescimento e renovação mais demorado que a dos animais de pelo curto. Quando o pelo alcança o tamanho determinado pela raça, ele cai, crescendo outro em seu lugar.

A época do ano e a temperatura ambiente tem grande influência na troca da pelagem. Os gatos costumam perder mais pelo em épocas de calor. No nosso país, onde temos picos de calor diversas vezes ao ano, a queda por esse motivo se torna praticamente constante.

E deve-se lembrar que em situações de estresse, como manipulação indesejada, presença de outros animais, saídas de casa, etc, assim como em situações de doença, desnutrição e geriatria, o gato tende a perder mais pelo que o considerado normal, sem apresentar alguma alteração na pele que justifique.

Existem outros fatores considerados patológicos, ou seja dermatopatias (doenças de pele) que devem ser descartadas quando há a queixa de queda excessiva de pelos. Alguns exemplos são alopecia auto-infligida, alopecia psicogênica                   (leia sobre esse tema em http://blogfelino.wordpress.com/2012/01/11/alopecia-psicogenica-felina/),  dermatofitose, alopecia por diluição da cor, displasias nutricionais ou congênitas do pelo, tricomicose, tricorrexe nodosa, defluxo telogênico, alopecia  endócrina, distúrbios pigmentares  do crescimento do pelo, entre outras.

Quando notar uma perda excessiva de pelos que o incomode,  ou qualquer outra alteração na pele e pelagem do animal, o clínico veterinário deve fazer uma avaliação aprofundada, afim de esclarecer a causa para o problema.

Se a queda de pelos for diagnosticada como fisiológica (normal e esperada), é indicado que o gatinho seja escovado (utilizando escova especial para gatos) diariamente, para remover o excesso de pelos soltos, evitando assim que os pelos caiam pela casa e, principalmente, evitando a ingestão excessiva de pelos pelo gato durante sua higiene pessoal, que ocasiona o acúmulo e eliminação de “bolas de pelo”, que podem causar problemas a longo prazo ao gatinho (leia mais sobre bolas de pelo em http://blogfelino.wordpress.com/2012/01/17/bolas-de-pelos-dos-gatos/).

Imagens deste post: site http://www.osgatos.com.br e medfelina.blogspot.com

40 responses to “QUEDA DE PELOS NOS GATOS: É NORMAL?

  1. Ola. O meu gato começou a largar muito pelo nos últimos dias, e uma perda generalizada. Ele e todo preto, e por vezes ao sol ele parece castanho. Devo ir visitar o veterinário? Pode ser problema da alimentação?
    Obrigada

    • Olá Raquel. O pelo quando parece marrom é por estar ressecado e fraco. Pode ser da alimentação sim. Melhor fazer uma avaliação completa com o veterinário. Abraços

  2. Minha Gata perdeu o deliniamento dos olhos pois eram escuros e minha mulher cismou que é doença eu acredito ser mudança de pelo o que faço
    ela parece ser de raça que tem esse delineamento natural

  3. minha gatinha esta caindo os pelos em pontos isolados atrás das orelas na barriga mais em pequena quantidade fica como se tivesse arrancado so um pedacinho e vermelho no lugar aonde caiu os pelos!
    o q pode ser isso?

  4. angelina capelli

    o meu gato é ibrido angora com vira lata é muito peludo o rabo parece uma flor de tanto pelo, depois de ficar doente e onde foi raspado para tratamento, agora os pelos nasceram normal, mas é pelo curto , não é mais peludo, parece até outro gato, será inAdicio de alguma doença?

  5. Adriano Firmino Alves

    oi meu gato tem 3 anos e na parte da coxa e no abdomen ta caindo pelos a ponto de ficar pelado, ele e preto da raça bombaim, castrado, e ele tem a mania de ficar sempre no mesmo lugar dia todo e quase não sai da casinha dele, so pra comer e andar um pouco!
    um abraço a todos!

  6. oi,acabei de pegar dois gatinhos abandonados e uma delas esta perdendo pelos apenas em algumas regiões,ela é branquinha e todo corpinho dela está avermelhado o que pode ser isso esotu preucupada!

  7. Quérenn Hapuque

    Tenho uma gata filhote e notei alterações em seu pêlo na região das orelhas e sobrancelhas o pêlo dela é curto, é normal ou devo me preocupar?

    • Essa resposta depende de avaliação. Pode ser normal, mas não tenho como te dizer sem ver. Se piorar, coçar, fizer feridas, etc, procura o veterinário para avaliação. Abraço

  8. Meu gato esta sem pelo envolta do começo da cauda eu não dou muito banho nele só quando esta muito quente e não passo nada nele ante pulgas e coisa e tal me da um help :I to ficando preocupada com ele

  9. Nilson Aurelio

    meu gatinho é filhote e ta caindo pelos ao rdor dos olhinhos o q pde ser isso mas é uma área bem pna em volta dos olhinhos

  10. minha gatinha tem 1 ano, e notei que em sua cabeça tem uma queda de pelos na região perto do rosto, e que também há umas manchas pretas.Isso poderia ser uma queda normal de pelos ou uma doença? Obrigada pela atenção.

  11. A uma semana atrás os pelos do meu gato começaram a cair demais. É na região das costas, bem perto do inicio do rabo, eles caíram tanto que já está aparecendo a pele dele, no local não tem nada(sem feridas, machas ou calombos). O que pode ser? Alergia de shampoo ou falta de vitaminas?

  12. Matheus Avelino

    Ola tenho um gato que a pelo dele cai quAndo pego nele cai alguns , e ele tinha umas marga de briga , mas o pelo dele cresseu 1 mês depois , e depois cai alguns pelo amais que antes , e minha mãe falou que leite pro gato a pelo cai mais e verdade ? E tambem minha mãe diz que gato tem tipo um asma e a pessoa pode pega isso do gato !

  13. Oi, por favor, meu gato já tem quase 14 anos, e o pelo dele está caindo mto faz uns tres meses, nunca vi o pelo dele cair tanto por tanto tempo. Não há coceira e o pelo cai de forma uniforme, passamos a mão e não pára de sair pelo. Será uma fase geriátrica? Ele come a mesma ração há mtos anos.

  14. Sónia Morgado

    OLa boa noite, tenho uma gata com 3 anos e à 2 meses que tem vindo a perder pêlo na parte de tras, ou seja começou na cauda uma pelada pequena, agora já tem nas patas traseiras, peladas maiores, no entanto come, faz bem “xixi” e fezes, a côr da pele está normal, penso, coça-se muito e lembe-se muito, estou a ficar preocupada, pos nota-seque cada vez tem mais peladas e lembe-se muito e “mordica” as zonas, o que poderá ser? visto que neste momento estou de baixa e financeiramente estou em baixo”para ir ao veter. com ela!
    tenho mais um gato com a doença da “fifa” será que é contagioso!
    obrigada um bjinho para todos

    • pode ser alérgico, mas também pode ser psicogênico. se você observar que ela tem pulgas, coloca um antipulgas. se continuar, é imprescindível levar no veterinário. abraços

  15. os gatos precisam da nossa ajuda n devemos machucar eles

  16. Por exemplo a minha gata que já tem 1 ano, ta caindo muito pelo só de passar a mão nela o pelo cai e não é só um, são muitos (turvos) só que ela n ta se coçando, nem faltando pelo em canto nenhum sera que é só pelo tempo?
    obs. ela não é de rasa

  17. Amanda Micaele

    Oi, minha gata tem 2 anos, é castrada e solta muito pelo desde que a castrei. Nos últimos meses a queda de pelo está ainda mais excessiva. A casa fica tomada pelo pelo da bichana. Eu tento escova-la para que ela não ingira muitos pelos mas a cada escovação a minha surpresa é ainda maior, quanto mais eu passo o pente mais os pelos caem. Acredito que se eu passasse o dia inteiro escovando-a, o dia inteiro sairia pelos. Eu não sei mais o que fazer. Sempre lhe dei rações boas e ela é vacinada… Será que pode ser falta de vitamina? Será que é normal cair tanto pelo assim? Pois não é algo normal, sempre tive gatos mas a queda de pelo dela é fora do comum.

  18. GLAUBER FREITAS

    Boa tarde, meu gato tem pelo médio, algumas semanas atras, quando tirei a coleira para der banho nele percebi que a área onde a coleira estava em contado com o pescoço dele estava completamente sem pelos, de lá pra cá ele não está usando mais coleira, o pelo cresceu, mas não do tamanho do resto do corpo, e o resto do pelo, principalmente da cabeça está caindo e ficando tudo curto. A casa fica inteira cheia de pelo, só de passar a mão pelo corpo dele para fazer carinho sai muito pelo, e da pra ver que estão saindo da raiz. Outra coisa que achei estranho é que uns 5 meses atrás ele saiu de casa e deve ter brigado com algum outro animal, voltou machucado, a veterinária teve que rapar o pelo do peito no lado esquerdo para limpar a infecção, essa parte rapada, um quadrado até meio grande, até hoje não ficou do tamanho normal, chegou em um tamanho e parou, exatamente o mesmo tamanho que está no pescoço. Isso poderia ser somente troca de pelo, ou poderia ser algo mais preocupante?

  19. Minha gata está com queda digamos que por um todo, ela se coça e você já vê os tufinhos de pelo voando… Ela é castrada isso influencia ? Devo levar ao Veterinario ?

    • Vagner, quando a queda de pelos vem associada com coceira e falhas na pelagem, precisa procurar o veterinário sim, pois pode não ser a queda fisiológica que acontece com os gatos. Obrigada pelo contato…

  20. minha gata de 7 meses está com duas feridas nas patas dianteiras (acredito que deve ser pelo motivo de ficar escalando móveis) e hoje (01/set) apareceu uma ferida na pata traseira, só que na altura da barriga, e tenho um outro gato de 8 anos está com os pelos perto do rabo caindo, e acredito que possa ser da idade, e eu não sei o que pode estar acontecendo.

    • Alexandre, vc precisa consultar um veterinário para investigar e te passar o tratamento adequado. Pode ser dermatofitose, mas existem outros diagnósticos diferenciais para descartar, que somente com avaliação clinica e exames é possível concluir. Abraços, obrigada pelo contato. Raquel

  21. Elany Batista

    E quando a queda de pelos é localizada, o meu gato está caindo o pelo de cima dos olhos, ficando quase pelado na altura da sobrancelhas, o que deve ser, o que devo fazer?

  22. Pingback: TUDO SOBRE PELOS DE GATO! | www.blogfelino.com.br

  23. Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br

Deixar uma resposta

