VERMINOSES DOS FELINOS

POSTADO POR M.V. RAQUEL REDAELLI.

Adaptado dos sites

http://www.webanimal.com.br e http://homeopatas.blogspot.com.br

O CONTROLE DE VERMINOSE NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO É ESSENCIAL PARA A SAÚDE DELES E PARA A NOSSA! 

Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado. Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores, como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vive, as condições de higiene e manejo e o curso concomitante com outras doenças.

As infecções podem apresentar sintomas leves como apetite caprichoso, perda de peso, tristeza, aumento de volume abdominal, pelos opacos, fezes moles, coceira anal ou sintomas mais acentuados que demonstram o comprometimento mais sério de um ou mais sistemas orgânicos como anorexia completa, diarréias severas com sangue e/ou muco, vômitos, desidratação, anemia, ascite (barriga d’água), obstrução de orgãos ocos (estômago, intestino, esôfago e coração), artérias e veias, assim como intoxicações proporcionadas por toxinas produzidas pelos parasitas ou pela sua ação direta sobre tecidos e mucosas.

Muitas doenças sistêmicas ou dermatológicas têm insucesso no tratamento devido ao animal estar parasitado. Ainda, são problema de saúde pública, pois podem contaminar o homem (especialmente crianças). Aqui serão citados os mais comuns:

Toxocara sp. e o Toxascaris leonina são áscaris encontrados principalmente nos filhotes.  São vermes brancos e longos, que podem ser vistos nas fezes e em vômitos. No homem, a infecção é associada a lesões no fígado, rins, pulmões, cérebro e olhos.

O Ancylostoma tubaeforme pode ser adquirido pela ingestão de água ou alimentos contaminados e pela penetração das larvas através da pele. Os vermes adultos alimentam-se da mucosa intestinal, resultando em hemorragias. Os animais perdem sangue continuamente.

Dipylidium caninum é um cestóide adquirido através da ingestão de pulgas contaminadas. São parecidos com “grãos de arroz”, visualizados nas fezes ou ao redor da região anal do gato. O controle efetivo de pulgas previne a infestação.

O diagnóstico de todas essas espécies de vermes é feito através do exame de fezes ou visualização e reconhecimento dos mesmos. A vermifugação não precisa ser feita somente quando o animal estiver infectado, pode-se instituir uma rotina preventiva, fazendo tratamento 2 vezes ao ano, em todos animais e pessoas da casa. O ideal é realizar um exame parasitológico de fezes 2 vezes ao ano, e fazer o tratamento caso necessário, evitando, assim, uso desnecessário de medicamentos. O médico veterinário pode orientá-lo em relação aos medicamentos a serem utilizados para os gatos, dose e frequência.

Além dos vermes citados, é comum as infecções por protozoários, também transmissíveis ao homem (e vice-versa) que não são tratados com os vermífugos comuns, e sim com antibióticos específicos. O tratamento deve ser prescrito por médico veterinário. Esses protozoários são a Giárdia e o cisto Isóspora.

Giardia sp pode causar diarréia em filhotes ou fezes de coloração esverdeada ou com sangue em gatos adultos. O Isospora sp pode causar diarréia líquida e com sangue em animais jovens. Associado a outras doenças como as viroses, os protozoários podem agravar o quadro clínico do animal.

About these ads

14 responses to “VERMINOSES DOS FELINOS

  1. Cléia Gomes do nascimento

    Gostaria de uma ajuda, meu gato está com diarreia a mas de três dia. Já dei remédio como Inosec. E não parou. Ele também está com a região anal toda vermelha como se fosse assada. Qual remédio seria bom para tratar a diarreia e a assadura?

    • Oi, Cléia. Desculpa, não consegui ver as mensagens antes…. Espero que ele esteja bem. Mas evite medicar sem orientação de médico veterinário, pode prejudicar a condição de saúde dele. Abraço

  2. meu gatinho tem 10 meses, de uma semana pra ca notei que ele lambia muito o piruzinho e que esta irritadinho, ele ate reclama, as vezes sai pelo piruzinho algo parecido com verme, aquele “grão de arroz”. O que pode ser?
    obrigada

  3. Elaine brandao

    Oi boa noite!
    Meu gatinho está com diarréia e as vezes sai um pouco de sangue… ele só tem um mês de vida aprox… a barriga dele é bem grande!
    estou dando remedio de verme pra ele…será que faz mal dar pra ele nesse estado?

    • Não é problema dar o vermífugo, mas o ideal é levar em um veterinário para te orientar quanto à dose e qual é o melhor protocolo a fazer, assim como examinar o gatinho e verificar se não existe alguma doença que esteja deixando ele com essas alterações que você citou. Abraços

  4. A minha gatinha por vezes sai um pouco de sangue no fim das fezes e esta a um p
    ouco mais magra o que podera ser? E como posso diagnosticar e tartar dela? Obrigado

  5. olá, ganhei uma gata com 6 meses de idade já. mas ela estava com vermes, aquele que sai e parece com um grão de arroz, e tbm estava com pulga. Primeiro dei remédio pra ela que matava pulgas e tudo mais (aquele se passa no pelo), mas nao matou os vermes “grão de arroz”. Então dei petzi, funcionou, mas 2 meses depois eles voltaram e estou achando que esta novamente com pulgas. Devo dar uma nova dose de remedio? Recomendaria algum? Moro em apt., e o maximo que ela sai é pra frente da porta, nunca saiu pra rua. Será que as pulgas voltaram por ter ficado algum ovo pela casa?

  6. claudia seabra

    Vc já usou Giamebil para tratamento de giardia????

    • Não Cláudia, não conheço. Abç

      • claudia seabra

        Eu já utilizei em 2 gatinhos:Tony e a Ivy. Eles são felv e o Tony está com esporotricose e eu queria uma medicação menos agressiva.Os exames de fezes não acusaram nada,mas o cheiro de queijo podre e o fato de sairem em pedaços bem pequenos me fizeram suspeitar da giardia.Depois do tratamento ,as fezes estão normais e o cheiro (ruim),diminuiu bastante…Realmente não posso afirmar que era giardia e se a melhora foi devido aos cuidados com ração, água e o proprio remedio ,por isso estou conversando com varios vets sobre isso.Este medicamento foi recomendado por uma vet que trabalha também com florais e homeopatia.Bjs

      • Bem interessante, pelo que entendi é um fitoterápico, é isso?

      • claudia seabra

        É sim!

  7. Cristina Silva

    Minha gatinha está em tratamento para giardia mas ainda está apresentando diarréia. Como posso tratar a assadura que está resultando deste quadro clínico?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s