BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO

 postado por M.V. Raquel Redaelli

 A castração é um procedimento cirúrgico, realizado com anestesia geral (de preferência inalatória).

Na fêmea é realizada por laparotomia, com a remoção de útero e ovários. A gata castrada tem menor risco de desenvolver câncer de mama, evita o estresse com cios freqüentes, as saídas à rua e reduz a agressividade. Recomenda-se castrar antes do primeiro cio (ou no máximo após o primeiro cio, que ocorre entre 6 e 9 meses de idade).

No macho a cirurgia consiste em remover os testículos com acesso pelo saco escrotal. O gato macho castrado tem menor interesse de sair à rua, reduzindo a agressividade, as brigas, os acidentes, o contato com gatos que podem transmitir doenças, marcação de território com urina e o gasto de energia com a busca por fêmeas. Os machos podem ser castrados após os 6 meses de idade; quanto mais jovem, maior será o efeito sobre seu comportamento.

O uso de injeções ou comprimidos “anticoncepcionais” não está indicado pela alta incidência de câncer de mama que se desenvolve como conseqüência e pelo risco de distocia (dificuldades no parto), decorrente de deformação e morte fetal.

O sedentarismo e o ganho de peso como conseqüência da castração é conhecido, mas pode ser evitado pelo proprietário, estimulando exercícios com jogos e brincadeiras e controlando a ingestão de alimento.

Como efeito em saúde pública, é fator importante o controle da reprodução da população felina errante, reduzindo o abandono de animais.

 

Anúncios

5 responses to “BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO

  1. Olá Drª,
    Gostaria de saber se posso castrar meu gato que tem quase 3 anos. Ele começou a brigar com meu outro gato que fez 1 ano agora. Como vou castrar esse que fez 1 ano, gostaria de saber se posso castrar também o de 3 anos?
    Att,
    Juliana.

  2. This design is incredible! You definitely know how to keep a reader amused.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
    own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  3. Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s