postado por M.V. Raquel Redaelli
A castração é um procedimento cirúrgico, realizado com anestesia geral (de preferência inalatória).
Na fêmea é realizada por laparotomia, com a remoção de útero e ovários. A gata castrada tem menor risco de desenvolver câncer de mama, evita o estresse com cios freqüentes, as saídas à rua e reduz a agressividade. Recomenda-se castrar antes do primeiro cio (ou no máximo após o primeiro cio, que ocorre entre 6 e 9 meses de idade).
No macho a cirurgia consiste em remover os testículos com acesso pelo saco escrotal. O gato macho castrado tem menor interesse de sair à rua, reduzindo a agressividade, as brigas, os acidentes, o contato com gatos que podem transmitir doenças, marcação de território com urina e o gasto de energia com a busca por fêmeas. Os machos podem ser castrados após os 6 meses de idade; quanto mais jovem, maior será o efeito sobre seu comportamento.
O uso de injeções ou comprimidos “anticoncepcionais” não está indicado pela alta incidência de câncer de mama que se desenvolve como conseqüência e pelo risco de distocia (dificuldades no parto), decorrente de deformação e morte fetal.
O sedentarismo e o ganho de peso como conseqüência da castração é conhecido, mas pode ser evitado pelo proprietário, estimulando exercícios com jogos e brincadeiras e controlando a ingestão de alimento.
Como efeito em saúde pública, é fator importante o controle da reprodução da população felina errante, reduzindo o abandono de animais.
Olá Drª,
Gostaria de saber se posso castrar meu gato que tem quase 3 anos. Ele começou a brigar com meu outro gato que fez 1 ano agora. Como vou castrar esse que fez 1 ano, gostaria de saber se posso castrar também o de 3 anos?
Att,
Juliana.
Sim, a castração pode ser feita em qualquer idade, desde que o gato esteja saudável para ser anestesiado. Abraço
Obrigada! Abraço
This design is incredible! You definitely know how to keep a reader amused.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.
Too cool!
Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br