DOENÇAS URINÁRIAS DOS FELINOS

Postado por M.V. Raquel Redaelli. Resumo da palestra apresentada na Noite dos Felinos da XI Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária da UFRGS (dia 06 de outubro de 2011).

               As Doenças do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIFs) são classificadas em causas não obstrutivas e causas obstrutivas. As principais causas não obstrutivas são a presença de cristais na urina e a cistite intersticial idiopática; enquanto que as principais causas obstrutivas compreendem os urólitos (cálculos), plugs e coágulos que se instalam na uretra impedindo o fluxo urinário.

                Segundo a literatura, os gatos machos castrados são mais predispostos às DTUIFs. Porém, na experiência clínica, grande número de gatos inteiros estão sendo afetadoss, tanto por obstruções quanto por cistite, esta muito comuns também nas fêmeas. Os principais fatores relacionados com a síndrome são o sedentarismo, a obesidade, gatos que vivem em ambientes internos, que comem apenas ração seca e consomem pouca água diariamente. Com a associação desses fatores, a urina fica mais concentrada, predispondo o acúmulo de minerias, a camada protetora de glicosaminoglicanos presente na mucosa da bexiga sofre redução, e a urina entra em contato direto com a mucosa, causando irritação. Em machos, a chance de cristais e coágulos obstruírem o fluxo da uretra é maior que em fêmeas, pois o diâmetro da uretra na região do pênis é de apenas 0,7 mm; geralmente as obstruções ocorrem nessa região.

                Os sinais clínicos relacionados com DTUIFs são dor e desconforto para urinar, urgência para urinar, frequência aumentada de micções durante o dia, urina por gotejamento, presença de sangue na urina, lambedura da região peniana (sinal de incomodo), podendo ocorrer a obstrução total do fluxo urinário, quando o gato vai tentar urinar, porém não vai conseguir. Passadas 24 horas de obstrução, o gato começa a apresentar quadro de insuficiência renal, com inapetência, vômitos, desidratação intensa, podendo vir a óbito se o quadro não for revertido antes de, no máximo, 72 horas.

                A cistite intersticial está relacionada a estresse e erros de manejo. O tratamento é de suporte, para aliviar os sintomas, e correção das causas predisponentes, pois a doença não tem cura. Quando ocorrem episódios freqüentes, pode-se fazer uso de antidepressivos. É indicado ter diversas caixas de areia pela casa (uma a mais que o número de gatos), de tamanho grande, e que os dejetos sejam recolhidos, no mínimo, uma vez ao dia. O local das caixas de areia e do alimento deve estar distante (pelo menos1 metro), e em local reservado, calmo e silencioso.

                Quando a DTUIF é causada por cristais ou cálculos, além do tratamento de suporte e controle de infecções, deve-se identificar o tipo de mineral e o pH da urina, para iniciar o tratamento com dieta específica (diferente para cada situação). Quando há obstrução, a intervenção deve ser imediata!

                Para a prevenção de todas as DTUIFs, é essencial estimular a ingestão de água. Lembre-se que gatos gostam de água fresca, em recipientes amplos, e de água corrente. Vale qualquer coisa: água direto da torneira, água no box do banheiro, uso de fontes, e inclusive associar as rações úmidas à dieta de gatos predispostos!

2 responses to “DOENÇAS URINÁRIAS DOS FELINOS

  1. Minha gatinha tem quase dois anos, castrada e há cerca de três meses começou a urinar sangue. Demos antibiótico receitado pelo veterinário, trocamos a ração para uma especial para gatos com problema urinário e compramos uma fonte para ela tomar água. Curou, mas voltou de novo. É a terceira vez nesse tempo que ela tem. E o pior é que não há nada que faço que a faça tomar água. Deixo a torneira aberta, coloco água na vasilha, na fonte…. Não sei mais o que fazer para que ela tome água….

  2. Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s