DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA GATOS

postado por M.V. Raquel Redaelli

Esta matéria foi publicada também na Revista 4 Patas – Edição 7. www.revista4patas.com.br

Os gatos que vivem livres possuem um comportamento alimentar que precisamos conhecer para manejar corretamente a alimentação dos nossos gatos domésticos.

Na natureza, os gatos fazem cerca de 30 incursões de caça ao dia, principalmente à noite, quando as presas são mais vulneráveis, tendo como presas principais pequenos roedores e pássaros. O restante do tempo passam descansando! De todas essas tentativas, apenas10 a12 são bem suscedidas.

Os gatos são carnívoros verdadeiros, ou seja, utilizam como principal fonte de energia as proteínas dos alimentos. Outra característica dos felinos é que são animais desidratados por natureza, e tendem a tomar pouca água e concentrar a urina. A água que consomem vem em sua maioria das suas presas, que são compostas por 70% de água.

Mas não significa que devemos dar ratinhos ou apenas carne para nossos gatos. Baseado nesse conhecimento, devemos escolher rações específicas para gatos, que possuem o equilíbrio ideal entre os nutrientes necessários à sua alimentação (altos níveis de proteína, níveis moderados de gordura e baixos níveis de carboidratos). Dê preferência por rações classificadas como “Super Premium”, que apresentam melhor qualidade de seus ingredientes e com isso melhor digestibilidade, ou seja, o animal consome menos e tem melhor aproveitamento do que é consumido. A ração deve ficar disponível todo dia, ou ser oferecida diversas vezes ao dia (com quantidade diária controlada para evitar o sobrepeso).

Os gatos precisam ser estimulados a ingerir água. Devemos reconhecer de que maneira nosso gato gosta de tomar água: água corrente, no box do banheiro, em vasilhas grandes, etc. É importante deixar água sempre limpa, fresca e à vontade. Além disso pode-se fornecer diariamente uma porção  de ração úmida (lata ou sachet), que contém alto teor de água e é pouco calórica. Essas condutas favorecem a hidratação do paciente e ajudam a prevenir doenças renais e urinárias.

(a gatinha da foto é a Trip, minha tripezinha…)

Você deve conversar com um médico veterinário para adaptar essas questões de manejo alimentar ao seu gato, pois algumas condições clínicas podem requerer dietas especiais e controle das calorias ingeridas.

COMO DEVE SER A VASILHA DE ÁGUA E COMIDA E ONDE DEVO COLOCÁ-LA?

Gatos gostam de vasilhas rasas e largas, para que suas vibrissas (bigodes) não toquem no pote. Procure deixar as vasilhas distante das caixas de areia.

POSSO DAR CARNE PARA MEU GATO?

Pode. A carne deve ser fornecida sem temperos, e se for crua, deve ter estado congelada por no mínimo 72 horas para evitar transmissão de doenças. Mesmo sendo carnívoro, a carne não deve ser a base da alimentação do gato, pois pode causar distúrbios metabólicos. Outra dica é fornecer o caldo proveniente do descongelamento da carne.

POSSO DAR ATUM ENLATADO PARA MEU GATO?

Pode, desde que seja o atum ao natural, sem óleo e sem temperos.

POSSO DAR LEITE PARA MEU GATO?

É melhor evitar, pois os gatos adultos possuem baixos níveis de lactase, a enzima que digere a lactose presente no leite, e podem ter diarréia quando consumirem. Prefira o iogurte, que não causa esse transtorno.

POSSO DAR PETISCOS PARA MEU GATO?

Pode, desde que sejam específicos para gatos, e sem excessos. Lembre-se que é apenas um agrado, e não deve ser a base da alimentação. Pode-se utilizar os petiscos para estimular brincadeiras.

QUE ALIMENTOS POSSO USAR QUANDO PRECISO DAR ALGUMA MEDICAÇÃO VIA ORAL?

Para facilitar a administração de uma medicação, pode-se tentar passá-la na manteiga, requeijão ou leite condensado (sem excessos). Os gatos costumam aceitar bem.

www.geekcats.com

17 responses to “DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA GATOS

  1. Olá! estou muito preocupada com meu gato siamês de 3 anos, o Gaspar. Há uma semana ele vomitou bastante e desde então vem se alimentando cada vez menos, só quer ficar deitado, preciso força-lo a beber água atraves de uma seringa e de uns dois dias pra cá está com dificuldade pra caminhar ou ficar de pé por um minuto que seja. Pra mudar de posição no sofá ele mia forte, como resmungando, meio choroso. Fiquei esperando que ele melhorasse sozinho com meu auxilio para alimenta-lo – como já ocorreu em outras ocasiões – mas vejo que ele tem piorado. Evitei ao máximo ter que leva-lo a um veterinário pq infelizmente o momento em que ele “escolheu” ficar tão doentinho é o pior pra mim, que não estou trabalhando. Mas vou ter que fazer das tripas coração pra conseguir levar meu gatinho, pois é insuportável vê-lo tão magrinho e piorando. O que vc acha que pode ser? Ele está com um mal hálito fortíssimo, não quer beber água, quando eu o forço a beber ele tenta fugir, come pouca ração e o leite toma umas três seringas pequenas e só. Anda com muita dificuldade e com o quadril bem baixo. Obrigada pela atenção desde já. Fiquem com Deus.

    • Oi, Julia. Espero que as coisas já tenham se resolvido. Infelizmente, muitas vezes, é preciso mesmo investigação mais aprofundada. Se ele tem vômitos, o fato de forçar alimentação pode causar mais náusea. Bom, espero que esteja tudo bem. Abraços

  2. tenho uma persa ,e queria saber alguma dica ,pois a minha gata fica sozinha em casa o dia inteiro ,fico com ela somente a noite ,e ela esta engordando não tenho como colocar certas quantidade 3 a 4 vezes ao dia o que fazer?
    tenho receio de ficar obesa .

    • dicas: 1. deixar o pote de comida em local alto, para q ela precise subir para comer. 2. brinquedos interativos. 3. exercício com brincadeiras 15 minutos por dia. 4. controlar a quantidade de ração.
      abraços

  3. encontrei um gatinho na rua acho que esta perdido oque posso dar a ele ?

    • Queiroz Alcântara

      Costumo andar com ração para gatos em minha mochila e quando os encontro, deixo uma porção para saciar um pouco a fome dos gatos abandonados.

  4. Obrigada pelas dicas. A moça lá em casa bebe água da torneira, pede para abrirmos várias vezes por dia rs

  5. Minha gata tem 17 anos e perdeu quase todos os dentes com isso esta com muita dificuldade de comer ração tem algum outro alimento que pode substituir a ração ou algum jeito de amolecer a ração??

    • oi, você pode amolecer a ração com água morna, ou então fornecer diretamente ração úmida (sachet ou lata), de preferencia de qualidade super premium, que tem um teor calórico maior. seria interessante um veterinário avaliar a boca dela, para ver se não tem inflamação que prejudique a alimentação… muitas vezes eles deixam de comer por dor, e não pela falta dos dentes. abraços, Raquel

    • Jaqueline Janne

      Olá Amanda boa tarde!!! olha eu dou para meu gatinho uma sopinha de legumes com peito de frango desfiado ele ama….
      1 xuxu,1cenoura, couve mineira
      vc cozinha a cenoura e o xuxu junto com o peito de frango, depois de cozido,retire do fogo e coloca a couve cortadinha junto e deixe esfriar, ai vc tira o peito de frango, desfie e guarde em outra vasilha com tampa.
      bata os legumes no liquidificador e sirva para seu gato com o peito de frengo por cima…
      obs:não leva nenhum tempero,
      vc tbm pode usar batatas se não tiver xuxu

      éh ótimo para flora intestinal…..e não éh só para gatinhos desdentados éh para qualquer um. O meu éh novinho…rs
      bjusss…

  6. Pingback: COMO CUIDAR BEM DO SEU GATO – NUTRIÇÃO | www.blogfelino.com.br

  7. Cristina Silva

    Meu gatinho bebe água normalmente na vasilha de porcelana dele, mas o que ele gosta mesmo é de beber água no balde, não gosto de dar água sem ser filtrada e o balde não me parece um recipiente com material adequado para que eu deixe água para ele. Estou pensando em comprar uma fonte, mas gostaria de agradá-lo com algo parecido com um balde, será que tem jeito de agradá-lo?

    • Cristina, você pode usar uma vasilha de cachorro, uma bem grande, e deixar bem cheio. Ele vai adorar. E a fonte é excelente. Beijos

    • claudia seabra

      Vc pode colocar uma vasilha de vidro tipo marinex,pois é dificil de quebrar e a agua fica geladinha.Não gosto de plastico tanto para agua nem para alimentação para meus gatinhos.

  8. Pingback: OBESIDADE | www.blogfelino.com.br

  9. Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br

  10. Pingback: COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS GATOS | www.blogfelino.com.br

Deixe uma Resposta

