COMO OS GATOS CAEM EM PÉ?

Da edição especial da Revista Super Interessante sobre Cães e Gatos (out / 2011).

O reflexo corretivo ajuda o gato a virar o corpo em segundos e amortecer o impacto. Basta que a queda seja no mínimo a 60 cm do chão para que os gatos se virem completamente para aterrisar com as quatro patas. Já a altura máxima do tombo que o gato pode suportar, só a sorte pode dizer (ver texto “Gato Paraquedista”: Por que os gatos caem das janelas? Quais as consequências da queda?).

Entenda qual o mecanismo que faz com que os gatos caiam em pé:  

1.  Todo mamífero possui um sistema chamado vestibular que fica dentro do ouvido. Os gatos tem uma sensibilidade acima do normal. Um aumento de pressão na região funciona como alerta quando identifica que a cabeça não está na posição correta.

2.  O cérebro interpreta as informações e manda sinais elétricos para o aparelho locomotor. Os músculos recebem o comando para virar o corpo. A cabeça é a primeira parte a girar em busca de equilíbrio.

3.  Em seguida o gato gira a porção superior do tronco. Ele consegue fazer isso antes do resto do corpo porque os ombros não são fixos ao esqueleto principal (gatos não tem clavícula). As patas dianteiras se estendem e espalmam. Elas ajudam a proteger a cabeça do impacto e também auxiliam na orientação.

4.  Chega a hora de alinhar a outra parte do tronco. As patas traseiras giram para se alinhar à parte da frente. O rabo funciona como uma cauda de avião, que ajuda a dar estabilidade na rotação do corpo.

5.  A coluna é arqueada e as patas se estendem para aumentar o atrito com o ar. A postura serve como uma espécie de planador, diminuindo a velocidade com que o gato chega ao chão.

6.  Na aterrissagem, seu tamanho pequeno e seus ossos leves também ajudam a reduzir a velocidade com que atinge o solo. Em queda livre os gatos chegam a atingir a velocidade de100 Km/h (metade da velocidade terminal do corpo humano).  

Advertisements

One response to “COMO OS GATOS CAEM EM PÉ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s