HOMEOPATIA E GATOS

Por Joice Peruzzi, Médica Veterinária Homeopata e especializada em Comportamento de Cães e Gatos.

               A homeopatia é uma especialidade veterinária que se aplica muito bem ao tratamento das mais diversas enfermidades em gatos, desde problemas crônicos, como câncer, insuficiência renal, viroses como rinotraqueíte, FIV e Felv, até casos agudos, como diarréias e traumas, passando por problemas comportamentais, como alopecia psicogênica, agressividade, etc.

               Um dos princípios que rege a homeopatia é a existência de um medicamento único capaz de tratar as mais diversas enfermidades do indivíduo, sempre respeitando a similaridade entre os efeitos do remédio e os sintomas do paciente. Os sintomas, no caso na homeopatia, não são somente os causados pela doença, mas qualquer coisa que seja peculiar do animal, relacionado ao seu comportamento, preferências alimentares, relação com o clima, sono, etc. Por isso, uma consulta homepática é extensa e o veterinário faz inúmeras perguntas, nem sempre com relação direta com o caso.

               As apresentações do remédio homeopático são diversas: glóbulos de açúcar (o preferido dos gatos), gotas em solução alcoólica ou glicólica, papel com pó de lactose e dose única em solução aquosa. A forma de tomada depende do caso, podendo ser dose única (toma uma só vez) ou uso repetido, de uma a 3 vezes ao dia. Normalmente nos casos crônicos se faz uso repetido e em casos agudos e comportamentais, doses únicas.

               Ao contrário do que muitos pensam, a homeopatia não age somente a longo prazo. Se o medicamento usado for o correto, a resposta se dá horas após o seu uso, por isso também é uma excelente forma de tratar problemas agudos, agindo até mais rápido que medicações convencionais.

               Cada paciente tem seu caso individualizado e o tratamento sempre é focado nele e na sua melhora, e não na doença especificamente. Por isso, mesmo em casos sem cura, como alguns casos de câncer e insuficiências, proporciona-se uma melhor qualidade de vida ao animal, mesmo quando a homeopatia é associada ao tratamento convencional.

               Não existem remédios homeopáticos para determinadas doenças, por isso nem sempre o que funciona para um gato irá funcionar para outro. Ao contrário do que muitos pensam, a homeopatia usada de forma irracional pode causar problemas e trazer efeitos colaterais, por isso é imprescindível que só sejam utilizados remédios prescritos por um médico veterinário, que é o único profissional que pode receitá-los.

Contato com a Dra. Joice Peruzzi pelo email joiceperuzzi@yahoo.com.br

Visite o site www.comportapet.com.br Atendimento em Porto Alegre.

Anúncios

2 responses to “HOMEOPATIA E GATOS

  1. Meu gato está com RINITE CRÔNICA e fui informada que não tem cura.
    Pesquisando na internet, vi que há medicamentos naturais que ajudaria a amenizar o caso, o tal de Hydrastis Canadensis 6CH e Bryonia dioica CH 6. É verdade? Gostaria de saber se vcs disponiilizam e qual a média de preço.

    • Para utilizar estas medicações você deve entrar em contato com um veterinário homeopata. Eu não trabalho com homeopatia, mas sei que deve ser prescrito especialmente para cada animal, por isso precisa de avaliação antes. Abraços Raquel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s