LESÕES CAUSADAS POR EXCESSO DE LAMBEDURA (ALOPECIA PSICOGÊNICA FELINA)

Por Joice Peruzzi, especialista em Comportamento Animal e Homeopatia. www.comportapet.com.br

               A alopecia psicogênica felina (APF) é uma doença do comportamento caracterizada pelo cuidado excessivo com a pelagem por parte do felino, sem causas físicas aparentes. O animal faz lambedura e mastigação de seu pelame, gerando áreas de alopecia (falhas no pelo) localizadas, especialmente onde ele alcança com a língua e patas (abdome, flancos, membros e cauda). As lesões podem ser múltiplas ou únicas, geralmente sem alterações na pele; o excesso de lambedura pode machucar a pele e ter contaminação. É considerado um comportamento compulsivo por muitos autores, mas sua classificação ainda não é um consenso.

A lambedura excessiva é uma forma do gato lidar com estresse, ansiedade e frustrações. Alguns fatores ambientais podem predispor ao aparecimento desse comportamento, como a introdução de novos membros (gatos, pessoas, cães), mudanças territoriais, saídas de casa e/ou internações, confinamento e ambiente pobremente enriquecido. (foto do site www.simonscat.com)

               Independente da causa, pode haver uma generalização do comportamento, quando passa a ser exibido mesmo após a extinção da causa. Isso dificulta o diagnóstico, pois nem sempre o proprietário consegue relacionar o início do comportamento a um fator específico.

               Para fechar o diagnóstico é imprescindível descartar qualquer causa clínica, como parasitoses e dermatite alérgica, por exemplo. Outro fator importante é averiguar se o comportamento de lambedura do gato não causa uma comoção no proprietário, o que pode levar o animal a exibi-lo para chamar atenção.

               Sempre devemos lembrar que gatos são extremamente higiênicos e que a lambedura é um comportamento extremamente normal para os felinos, ocupando cerca de 50% do tempo acordado deles. A lambedura excessiva se dá quando a maior parte do tempo acordado do animal é usada para desempenhar essa função, inclusive substituindo períodos de sono, e quando o ato causa alterações na pelagem. As fêmeas prenhes fazem lambedura excessiva na região mamária próximo ao parto, com o intuito de limpar a região, facilitando o acesso aos filhotes (ou seja, nesse caso, é normal).

               O tratamento deve ser feito envolvendo técnicas para modificar o comportamento, enriquecimento e alterações ambientais e, quando necessário, utilizando medicações psicotrópicas. Como alternativa a essas, pode-se fazer uso de homeopatia.

               O proprietário deve ser instruído a não dar atenção ao animal (nem mesmo xingá-lo, já que é uma forma de atenção) quando estiver demonstrando o comportamento em questão. Ele deve distrair o gato com algum som (como assobio, bater palmas, etc) e quando ele parar, deve receber atenção para não voltar a lamber. O uso de técnicas restritivas, como o colar elisabetano, não é recomendada, visto que podem aumentar a ansiedade e frustração do animal.

               O tratamento precoce tem melhor prognóstico, mas normalmente a Alopecia Psicogênica Felina não é curada, somente controlada. Portanto, fatores estressantes devem ser evitados ao máximo em felinos que apresentam esse comportamento.

7 responses to “LESÕES CAUSADAS POR EXCESSO DE LAMBEDURA (ALOPECIA PSICOGÊNICA FELINA)

  1. Oi,
    primeiro muitoo obrigada pelas postagens!! Realmente ajudam ao dia a dia! Lolo é meu primeiro gato, agora esta perdendo pelo perto das orelhas. Moro no EUA agora inverno, não acho que possa ser pelo calor. Talvez extress por castramos ele há menos de mês ou ddevido ao crescimento do numero de pulgas. Porque eu alimento os gatos da vizinhança e também castrei todas as femeas. Lolo as vzs interage com os outros gatos e tem ganhado pulgas. A coleira contra pulgas não faz mais efeito. Gostaria de saber que medida tomar e se é por isso que esta perdendo peso.

    • Olá, obrigada pelo contato. Você observa ele coçar muito? Se ele está coçando, pode ser pelas pulgas sim. Para controlar o ideal é utilizar medicamento tópico (spray ou aquelas bisnagas que coloca na nuca) mensalmente. A perda de peso pode ser pois passa muito tempo coçando, por estresse devido aos outros gatos, ou ainda por estresse da castração (é indicado que um veterinário avalie ele). Abraços

  2. adorei saber

  3. Pingback: TUDO SOBRE PELOS DE GATO! | www.blogfelino.com.br

  4. Pingback: QUEDA DE PELOS NOS GATOS: É NORMAL? |

  5. Pingback: QUEDA DE PELOS NOS GATOS: É NORMAL? | www.blogfelino.com.br

  6. Andréa O. Macedo

    Adorei essa publicação, parabéns Joice!!! Graças a Deus meus gatinhos nunca tiveram esse problema, mas é sempre bom saber…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s