COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS GATOS

Por M.V. JOICE PERUZZI, homeopata e especialista em COMPORTAMENTO ANIMAL. Conheça mais sobre o serviço em http://www.comportapet.com.br

O comportamento ingestivo dos felinos pode nos ajudar a entender de onde vem os mitos de que gato é seletivo, difícil de agradar, que não come qualquer coisa, etc.

Para compreender o comportamento dos gatos devemos sempre lembrar que são caçadores solitários e devem primar pela sua segurança e conforto. Por isso, ele sempre irá optar por alimentos que ele conhece e não fazem mal a ele, assim como por uma água de boa qualidade.

Esse processo de conhecimento começa com a mãe, no início do desmame, com 4 semanas. Os filhotes tendem a imitá-la na alimentação. Inicia-se também o processo de apresentação da caça, ou seja, ela traz presas (pássaros, ratos, insetos, etc.) mortas para os filhotes se alimentarem. Com o passar do tempo, começa a trazer animais semi-vivos para que eles aprendam a caçá-los e matá-los.

Sabe-se que a preferência alimentar dos felinos domésticos é traçada até os 6 meses de idade. Nesse período, é importante oferecer ao gato algumas opções de alimentação (ver texto de Dicas de Alimentação para Gatos https://blogfelino.wordpress.com/2011/10/12/dicas-de-alimetacao/) para que ele seja acostumado com uma dieta variada. Gatos muito restritivos em sua alimentação provavelmente não foram apresentados a outras formas de alimento até os 6 meses de idade, apresentando uma aversão a alimentos diferentes (neofobia). Já os gatos com dieta variada nesse período tendem a demonstrar interesse em alimentos novos (neofilia), ou seja, estão dispostos a experimentar dietas diferentes. Isso pode ser decisivo na introdução de dietas terapêuticas, por exemplo.

Os gatos adultos fazem de 9 a16 refeições ao longo do dia, por isso a alimentação deve ser feita à vontade. A ingestão de água é um tópico muito importante, já que alguns animais param de beber se a água estiver suja ou a vasilha não for adequada. Os gatos naturalmente preferem água corrente, pois é uma água que não retém impurezas, como a água parada, por isso o sucesso das fontes para gatos.

Zuca e sua fonte nova…    A gatinha da foto adora tomar água da torneia, vive pedindo. E se adaptou muito bem com a fonte (não é propaganda dessa marca, pode ser qualquer uma!). Quando ligo na tomada, ela vem correndo, e fica horas tomando!!

É importante ressaltar que, apesar de comerem vegetais, frutas, laticínios e carboidratos, os gatos são carnívoros restritivos e os aminoácidos (presentes na carne) é imprescindível para seu desenvolvimento. 

4 responses to “COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS GATOS

  1. Pingback: COMO CUIDAR BEM DO SEU GATO – NUTRIÇÃO | www.blogfelino.com.br

  2. Olá, muito bom o post. Mas a última frase é parcialmente incorreta. É verdade que os gatos são carnívoros restritivos, mas existem rações veganas para gatos que suprem suas necessidades nutricionais. Existem muitos gatos veganos fortes, belos e saudáveis pela Europa (conheci 4). Mas aqui no Brasil não temos essas rações, então entendo a importância da última frase, embora pense que ela necessita de uma correção para lembrar que em outros países temos essas opções:
    http://www.peta.org/living/companion-animals/vegetarian-cats-and-dogs.aspx
    http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_food#Vegetarian_or_vegan_food
    http://www.vegancats.com/
    Sobre as éticas e eficácias dessas rações, esse texto é bem imparcial e informativo:
    http://www.ethical-pets.co.uk/blog/category/veggie-pet-food/

    • Oi, Luisa. As dietas veganas ou vegetarianas podem ser empregadas a gatos, mas nunca no mesmo formato que a dieta humana, pois os gatos não sintetizam certos aminoácidos que são essenciais e que são disponíveis apenas na proteína animal. Deve-se ter o cuidado de suplementar esses aminoácidos para manter a saúde do gato. Obrigada pelo contato. abraço Raquel

  3. Pingback: ADOTEI UM GATINHO: O QUE DEVO SABER? | www.blogfelino.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s