DOENÇA INTESTINAL INFLAMATÓRIA DOS FELINOS

Por M.V. Raquel Redaelli. Baseado na monografia apresentada como requisito parcial para conclusão da Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais da UFRGS.

A doença intestinal inflamatória (DII) constitui um grupo de distúrbios gastrintestinais crônicos e idiopáticos (sem causas definidas) causados pela infiltração de células inflamatórias normais na mucosa do trato gastrintestinal. O sinal clínico mais comum em gatos com DII é o vômito crônico intermitente; alguns pacientes podem apresentar diarréia, perda de peso, letargia e alterações no apetite. A sintomatologia se caracteriza por cíclica, marcada por exacerbações e remissões espontâneas dos quadros clínicos. Segundo a literatura, esses processos inflamatórios constituem o principal diagnóstico histopatológico em felinos que apresentam quadros crônicos de diarréia e vômito.

Diversas doenças são semelhantes clinicamente com DII e o diagnóstico é de exclusão. Assim, em gatos suspeitos, todos os diagnósticos diferenciais devem ser excluídos. O diagnóstico definitivo só pode ser determinado por meio de biópsia e avaliação histopatológica da mucosa intestinal e/ou linfonodos mesentéricos alterados (realizada com a excisão de fragmentos intestinais por laparotomia). Os aspectos clínicos e histológicos da DII podem se assemelhar muito àqueles do linfoma alimentar, reforçando a importância de, ao suspeitar de DII, realizar biópsia para confirmar o diagnóstico e não comprometer o tratamento no caso de linfoma.

A terapêutica da DII baseia-se no controle dietético (rações menos alergênicas) e na administração de drogas antiinflamatórias e imunossupressoras. Terapias adjuvantes têm sido utilizadas. Todas as terapias devem ser empregadas, preferencialmente, em associação, pois assim minimizamos a ação do sistema imune sobre o trato digestivo e reduzimos sua exposição a antígenos.

4 responses to “DOENÇA INTESTINAL INFLAMATÓRIA DOS FELINOS

  1. Lucineide Dênis

    muito satisfeita com a resposta !!!! bjssssssssss

  2. Pingback: VÔMITO CRÔNICO EM FELINOS |

  3. Pingback: VÔMITO CRÔNICO EM FELINOS | www.blogfelino.com.br

  4. Pingback: PANCREATITE EM FELINOS | www.blogfelino.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s