FÍSTULA PERIANAL EM FELINOS

Publicado no blog da Dra. Melissa Orr – Veterinária de Felinos em Campinas – SP – http://veterinariadefelinos.blogspot.com.br 

            Os sacos anais (glândulas perianais) secretam uma substância de odor fétido que faz parte do sistema de defesa do felino. Muitos gatos domésticos (especialmente os geriátricos) tem estilo de vida sedentário, fazendo com que nunca ocorra a compressão natural dos sacos anais.

Consequentemente, a secreção dos sacos anais fica ressecada e espessada causando uma impactação, o animal sente dor ao defecar e pode ter tenesmo. O gato reage a esta situação lambendo ou mordendo a região perineal. Se ocorrer infecção dos sacos anais a dor aumentará. Pode ocorrer ruptura da pele sobre o saco anal, e então será expelido material purulento ou sanguinolento pelo trajeto drenante que forma uma fístula. A doença de saco anal em cães comumente faz com que o animal arraste os quartos posteriores no chão, porém este não é um achado frequente nos gatos com este problema. Alguns gatos com saculite anal lambem a área perianal e a parte caudal das coxas, o que causa o padrão simétrico de alopecia.

         O tratamento é feito através da compressão manual para remoção da secreção, limpeza e irrigação da região, uso de antibióticos tópicos e uso de antibióticos sistêmicos. Caso este tratamento não seja eficiente, pode-se considerar a drenagem cirúrgica ou mesmo a saculectomia anal (remoção cirúrgica da glândula) em casos recidivantes.
Anúncios

4 responses to “FÍSTULA PERIANAL EM FELINOS

  1. Claudia Arena

    ola Dra.
    meu nome é Claudia e meu gato se chama Oto…tem 8anos e foi adtad aos 7meses.Desde que o adotamos a situação mais rara foi ele defecar fezes com consistência normal; sempre mole e muitas vezes água…já foi tratado de todas as formas todos os exames possíveis já foram feitos…nos últimos 6meses seu anus começou a ficar muito irritado, inflamado e com 2 pontos de pus, porém 2 vet. que levamos, insistem em dizer que seu problema é intestinal crônico…NUNCA foi mencionado esta questão sobre estas glandulas..
    Bem Dra. vc esta em Campinas e moramos em SP(Guarulhos), daí não levar meu bebe até vc…mas vc indicaria um veterinário aqui em SP, em que eu possa levá-lo?
    desde já agradeço à vc e mesmo que nã indique por nã conhecer, já fico grata por ter este blog e nos ajudar.
    abraços
    Claudia Arena

    • Olá, Cláudia, eu não estou em SP, estou em Caxias do Sul, RS. Pela sua descrição parece sim um problema intestinal crônico, mas precisa descobrir a causa. A inflamação nas glândulas perianais podem ocorrem como consequência, mas o principal problema do seu gato é a alteração nas fezes. Em SP capital há diversos profissionais, entre eles a clínica Sr Gato e o Dr Archivaldo Reche. Abraços

  2. Meu gato tem 13 anos, é castrado e acho que está com esse problema, quando vai fazer cocô, tenta algumas vezes na caixa de areia, faz um pouco, sai e aí acaba fazendo em qualquer lugar. Percebo que ele sente dor. Não há anda que eu possa fazer em casa, tenho que levar ao veterinário mesmo?

    • Oi, Simone. É melhor levar no veterinário sim, não tenho como lhe dizer o que fazer sem examinar o gatinho, pois pode ser mais de um problema, com tratamentos diferentes. Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s