CONHEÇA A AIDS FELINA

Postado por M.V. Raquel Redaelli

A AIDS felina é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), semelhante ao vírus humano, porém específico da espécie. O principal modo de transmissão é a mordedura de gato infectado e transfusão de sangue, e menos freqüente a transmissão materna via intra-uterina, colostro e saliva. O grupo de risco inclui os gatos com acesso à rua ou de vida livre, principalmente machos adultos, e aqueles gatos que vivem ou que são procedentes de abrigos ou aglomerações de gatos.

A fase aguda muitas vezes não é detectada, mas quando aparecem sintomas, consistem em febre, depressão, alterações gastrintestinais e aumento de linfonodos periféricos. Passada esta fase, o gato pode se tornar portador assintomático, livre de doença por 6 a 10 anos. Nos estágios mais tardios, os sinais consistem de infecções oportunistas, doenças da cavidade oral, neoplasias, doenças oculares, doença renal inespecífica ou síndrome degenerativa crônica.

           Deve-se suspeitar de FIV em gatos com doenças crônicas e recorrentes, lesões na cavidade oral e infecções aparentemente descomplicadas que não respondem bem ao tratamento.

               Recomenda-se que o gato FIV positivo seja avaliado pelo Médico Veterinário a cada 4 a 6 meses para detecção precoce de alterações. Para prolongar a vida dos gatos infectados, este deve ser mantido isolado de outros gatos para evitar a exposição a patógenos secundários e a transmissão do vírus, evitar as situações de estresse, receber dieta de boa qualidade e manter o protocolo de vacinação em dia (com vacina de vírus inativado).

No Brasil não existe vacina para a Imunodeficiência Felina. O diagnóstico é feito através de kits comerciais que detectam anticorpos de FIV e antígenos de FeLV (Vírus da Leucemia Felina) através do método ELISA (ensaio imunoenzimático), teste rápido e específico que pode ser realizado na clínica. Outros métodos podem ser realizados para confirmar o diagnóstico, enviados a laboratórios externos.

LEIA TAMBÉM:

# QUANDO TESTAR O GATO PARA FIV E FeLV https://blogfelino.wordpress.com/2012/03/30/quando-testar-o-gato-para-fiv-e-felv/

# MANEJO DOS GATOS INFECTADOS POR FIV E FeLV https://blogfelino.wordpress.com/2012/04/05/manejo-dos-gatos-infectados-por-fivfelv/

6 responses to “CONHEÇA A AIDS FELINA

  1. Boa noite Simone VC.quer dizer que o coquitel de remedios usado.em humanos serve para AIDS felina?

    • Regina. Alguns dos antirretrovirais utilizados em humanos tem efeito nos gatos sim. Mas o acesso a essas medicações é difícil em medicina veterinária. Abraços

  2. Cristina Silva

    Tenho dois gatinhos com Felv. Descobri em julho de 2013 quando tinham 5 meses, eles estavam cheios de infecção e um deles tinha linfonódos. Em 05/08/de 2013 comecei o tratamento com auto-nosódio, em pouco tempo todos os sintomas sumiram, eles estão ótimos. A saúde perfeita. É um remédio homeopático que vc manda fazer com o sangue do animalzinho. É a cura do semelhante pelo semelhante. Ainda não temos a cura, mas muitos gatinhos além dos meus estão sendo beneficiados com o tratamento. Ele consiste em aumentar a imunidade (homeopatia, florais, vitaminasa e boa alimentação) e combater o vírus com o auto-nosódio.
    Se desejarem mais informações é só me escrever gatosmaisgatos@ig.com.br. Não há necessidade de se utilizar de interferon, corticoides e transfusão de sangue.
    Espero que muitos mais gatinhos possam se beneficiar deste tratamento. E os vets possam constatar por si mesmos que funciona, assim terão ao seu alcance uma ferramenta incrível para dar qualidade de vida aos nossos Felvinhos e Fivinhos.

  3. Pingback: CONHEÇA A AIDS FELINA | www.blogfelino.com.br | O LADO ESCURO DA LUA

  4. Meu gatinho só tem três meses , e ele já tem Imunodeficiência Felina , e eu não tenho recuso financeiro pra cuidar dele a única coisa que fizemos foi pagar uma consulta que custou 315 .00 agora nos aqui em casa estamos muito triste porque ele vivi com febre e deitado sem animo isso é muito triste para nos

  5. aids felina pode ter uma grande evoluçao com o coquetel usado em pessoas com aides

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s