ANEMIA NA DOENÇA RENAL EM GATOS

Adaptado de artigo escrito por Tathiana Mourão dos Anjos no site Revista Veterinária (link original  http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/07/17/anemia-na-doenca-renal-cronica-em-pequenos-animais/

A anemia é bastante comum em gatos portadores de doença renal crônica (aproximadamente 30 a 70%), e ocorre especialmente em estágios mais avançados da nefropatia crônica (estágio III e IV – classificação IRIS da doença renal crônica). Deve sempre ser tratada quando o hematócrito do paciente for inferior a 20% (objetivando a obtenção de valores entre 30 a 40%) e/ou quando o paciente apresentar sinais clínicos que possam ser atribuídos à anemia (como perda de apetite, letargia e fraqueza).

Diminuição na produção de eritropoietina, por lesão das células endoteliais peritubulares renais, perda de vitaminas do complexo B (devido à intensa poliúria) e diminuição no tempo de vida das hemácias (pelo estresse oxidativo e pelos efeitos tóxicos das substâncias retidas como uréia, fenóis e outras) são causas importantes de anemia no paciente doente renal crônico. Outras causas são ulceração gastrointestinal, com consequente perda sanguínea, disfunção plaquetária (decorrente da uremia) e deficiências nutricionais(que determinam alterações nas concentrações plasmáticas de aminoácidos e de hormônios).

Dependendo do grau de anemia, o tratamento consiste em suplementação com eritropoetina, ferro e vitaminas do complexo B a fim de estimular a eritropoiese, transfusão de sangue e administração de bloqueadores H2 para evitar perda de sangue gastrointestinal, além do controle da uremia por meio de fluidoterapia e dieta específica para nefropatia crônica.

Ainda não é possível afirmar se a anemia representa um fator preditivo de sobrevivência em gatos com doença renal crônica, mas certamente a obrevida de pacientes nefropatas crônicos é influenciada negativamente pela anemia, sendo um fator bastante comprometedor de qualidade de vida. Portanto, é de extrema importância reconhecer e diagnosticar a anemia no paciente portador de doença renal crônica para que uma terapia apropriada possa ser implementada com o objetivo de oferecer melhor qualidade à vida desse paciente.

9 responses to “ANEMIA NA DOENÇA RENAL EM GATOS

  1. O meu gato de 4 anos sempre foi saudável e enérgica nunca teve doença alguma. Ontem teve uma espécie de desmaio. Tem um inflamação tenal e anemia. Tinha. A creatina a 9. Está a fazer soro. Será que sobrevive uma vez que é o 1 episódio.

  2. Estou preocupada tenho uma gatinha de tres meses, ela é super srelepe come bem e nao apresenta nenhum sinal de doença porem li em outro site que deve-se observar a palpebra debaixo internamente, eu observei a dela e esta bem palida,será q isso eh sinal de anemia?? Não sei se o fato dessa palpebra em humanos e cachorros que devem estar roseas valem para gatos também….

  3. Oi Raquel, há 2 dias, percebi que minha gatinha de apenas 8 meses, começou a ter problemas para andar, ela passou a andar se apoiando nas patas da frente, mas sempre perde o equilíbrio e acaba tombando, ela também parou de subir em móveis. Hoje a levei ao veterinário ( cidade pequena, poucas opções), ele fez algumas avaliações e pediu um hemograma, cujo resultado não saiu ainda… Ele disse parecer ser um caso de anemia. Realmente, ela tem comido menos, mas eu pensei que fosse por causa do calor excessivo… Ela toma bastante água, e faz as necessidades apenas no jornal, pois não se adaptou à areia. Esse sintoma, pra mim,que sou leiga, parece algo ligado ao sistema nervoso central, , uma paralisia, qualquer coisa assim, menos anemia. Por favor, faz algum sentido esse “pré” diagnóstico? Ela só vive dentro da casa e não convive com outros animais.
    Obrigada, abraços!
    (Encontrei seu blog durante a pesquisa e adorei, vou compartilhar)
    Gabriela e Miuka.

  4. Priscila de Lima Silva

    Oi Raquel, minha gata tem cerca de 8 anos, foi castrada com menos de seis meses e nunca manifestou nenhum problema de saúde, mas esta semana notei que está saindo sangue da vagina dela, e pelo que pesquisei, gatas não menstruam… isso pode ser sintoma de alguma doença? Grata!

    • Oi, Priscila. Não é normal não, esse sangramento pode estar relacionado com alguma coisa de útero remanescente ou com o trato urinário. São necessários alguns exames para concluir. Abraços

  5. herminio o.filho

    Vc.poderia ser mais especifico com trato renal?meu gato,já fez hobistrução,mas continua sem urina,estou desseperado não sei mais o k.fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s