OS CHEIROS DOS GATOS

Publicado na Revista Pulo do Gato (http://www.revistapulodogato.com.br), por Luciana Deschamps, Médica Veterinária Especialista em Felinos, da Clínica Veterinária Sr. Gato, em São Paulo, SP (www.clinicasrgato.com.br)

# Gatos são, por excelência, animais muito limpos. Passam boa parte do dia se lavando e cuidando do seu pelo. Sua língua foi feita para isso, pois é coberta de papilas que agem como um pente, eliminando sujeiras, pelos mortos, poeira etc. Além de se limparem, não suportam pisar em locais molhados, evitando, também, pisarem na urina e fezes. Gatos de apartamento e de pelo curto não precisam tomar banho.

Se ele tiver acesso ao jardim, pode, em casa, fazer um banho seco, eventualmente. Se o pelo do gato for longo, deve-se fazer a escovação, no mínimo, duas vezes por semana, para eliminar os nós e pelos mortos. Se o pelo fizer nó facilmente, ele pode tomar banho a cada 45 dias, caso contrário, a cada dois meses, é mais do que suficiente.

# Procure manter as caixas higiênicas sempre limpas, para que não exalem cheiro algum. Se a casa está com cheiro ruim, a culpa não é do gato, é do dono, que não fez a limpeza diária das caixas.

# Na espécie felina, existem os gatos braquiocefálicos (como Persas e Exóticos), que tendem a apresentar um bloqueio no canal lacrimal, causando lacrimejamento e, em alguns casos, aparecendo uma secreção escura , que ocorre por causa da oxidação dos componentes da lágrima, quando entra em contato com o ar, provocando um odor característico.

# Em sua rotina, os felinos se limpam durante uma boa parte do dia, para não deixar vestígios de comida e cheiro em seu pelo. É fundamental lavar muito bem os seus utensílios, como banheiros, pratos e bebedouros. Eles são exigentes por natureza, por isso precisamos entender suas necessidades.

# Lave sempre todos os seus pertences com detergente de louça neutro, e se quiser, no final, com água quente. Gatos são tão cuidadosos, que fazem questão de esconder suas fezes e urina, evitando que o cheiro sinalize sua presença.

# Cada espécie tem suas características próprias, e, para lidar com a questão de odores fortes, basta ter um pouco de conhecimento sobre a espécie que você adotou e seguir regras básicas de higiene, e o problema, certamente, será minimizado.

# Se o dono do gato perceber que ele está exalando algum odor desagradável, deve levá-lo ao veterinário com urgência, a fim de identificar a causa (doença periodontal, uremia, infecção urinária, abcesso, otite, etc).

3 responses to “OS CHEIROS DOS GATOS

  1. Maria Carolina

    Bom dia Dra. Raquel! Moro em BH e ainda não encontrei nenhum especialista em gatos que pudesse de fato esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação aos felinos. Há pouco tempo levei meu gatinho pra consultar, pois ele estava com otite, e percebi que a secreção do seu olho aumentou e estava com mau cheiro. Fiz corretamente o tratamento indicado, mas a secreção ainda está mal cheirosa. Ele é um exótico. Será o que pode ser? Grata.

    • Olá Maria. Muito difícil falar sem ver. Existem algumas condições que aumentam a produção de lágrima. Geralmente não tem relação com a otite. Você precisa mostrar para o veterinário que tratou a otite para conseguir te esclarecer. Abraços

    • Oi, Maria. Muitas condições podem levar a aumentar a produção lacrimal. Acredito não ter relação com a otite, mas vocês teria que levar ao veterinário para avaliar e te ajudar a solucionar. Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s