XIXI NO LUGAR CERTO

Por Joice Peruzzi, Médica Veterinária Homeopata e Especialista em Comportamento de Cães e Gatos. Conheça mais sobre o trabalho em http://petestar.com.br/

Uma grande vantagem dos gatos em relação aos cães como animais de estimação é a caixa de areia (caixa de dejetos). A grande maioria dos gatos usa a caixa com muito prazer, sem precisar ser ensinado, ele é naturalmente atraído a fazer suas necessidades nesse local.

Porém, alguns gatos podem urinar, ou menos freqüentemente, defecar fora da caixa. Isso pode acontecer por vários motivos:

. A caixa de areia está muito perto da sua comida e água ou da área de descanso. Os gatos não gostam de fazer suas necessidades próximas ao local onde se alimentam, por isso a(s) caixa(s) de areia devem sempre ficar longe da área de alimentação e descanso.

. O número de caixas de areia não é suficiente. Em lares com mais de um gato, é importante levar esse fator em consideração. Muitos bichanos usam a mesma caixa dos outros, sem problemas, mas alguns não toleram. O ideal, para quem tem mais de um gato, é ter não somente mais caixas (no mínimo 2 por gato), mas caixas espalhadas por mais de um lugar, para que questões territoriais não impeçam um gato de usá-las.

. O material não é tolerado pelo gato. Atualmente existem muitos materiais para a caixa de gatos, desde a areia até materiais à base de sílica. Teste os diferentes materiais e perceba se seu gato tem preferência por algum deles.

. A caixa não é limpa com freqüência. Alguns gatos não toleram sujeira na caixa. Nesses casos, a caixa deve ser limpa sempre que o animal usá-la, ou mais caixas devem ser adicionadas ao ambiente.

. Mudanças territoriais. Os felinos são animais muito territoriais, ou seja, qualquer mudança no seu território pode trazer estresse e alterações comportamentais. A marcação territorial com urina, e em alguns raros casos com fezes, pode surgir em um contexto desses. É importante ressaltar que as mudanças mais sutis no território podem ser suficientes para uma reviravolta no comportamento do gato, por isso, se o seu bichano for muito sensível, evite mudanças desnecessárias no ambiente, como a introdução de novos animais, mudança de lugar de móveis, reformas e mudanças de casa. Caso sejam necessárias, as mudanças devem ser feitas de modo gradativo.

. Saúde. Problemas com a mobilidade, como fraturas, artrose ou discopatias podem afetar o uso da caixa de areia. Algumas doenças, como cálculos, infecções urinárias e verminoses também podem alterar o uso da caixa pelo gato. Além disso, viroses como FIV e FELV podem causar alterações no comportamento dos bichanos. Por isso, problemas de saúde devem ser descartados antes de tentar mudar o comportamento de eliminação do gato.

11 responses to “XIXI NO LUGAR CERTO

  1. Olá! Em primeiro lugar, obrigado e parabéns pelo blog!
    Gostaria de ouvir o que tu tens a dizer sobre a seguinte situação. Meu gato tem por volta de 10 meses e está castrado há 2 meses. Nunca tive problemas com fezes/urina em local inadequado, mas de uma dias para cá ele resolveu demarcar território no sofá da sala, fazendo xixi nele… Há algo que eu possa fazer para eliminar esse comportamento antes de virar hábito?? Um abraço e até mais!

    • Oi Thiago. É importante ver o que está acontecendo no ambiente que está gerando esse comportamento nele. Você tem outros gatos? Tem cães? Tem crianças? A caixa de areia está onde? Quantas tem? A comida está próxima?

  2. Rejane Proenço

    Tenho 3 gatos machos e castrados. Todos utilizavam a caixa de areai. Faz aproximadamente três anos que um deles, o Nego, ele é um SRD, começou a fazer xixi e cocô fora da caixa. O xixi ele faz na pia de um banheiro, eventualmente num tapete ou na cama das cachorrinhas (tenho 2 pugs) e o cocô ele faz pela casa… quando sai correndo desesperado já sei que é o cocô, no início era diarréia com sangue, agora é um cocô duro, bem seco, ele só come ração. Não descobrimos o que ele tem, já fiz eco, no início das crises ficava internado no soro, mas até hoje não sei qual é o problema. Será que pode me ajudar?

    • Oi, Rejane. Um dos motivos para ele fazer fora do lugar pode ser por estar insatisfeito com a caixa de areia. Tenta colocar mais caixas, e com outro tipo de granulado. Será que ele não está estressado com os outros gatos ou com os cães? As fezes com sangue tem que procurar a causa e tratar, e as crises podem ter estimulado ele a fazer fora, e ele pode ter continuado por marcação de território… Abraços, Raquel

  3. Carla Teixeira

    Tenho 07 gatos , 6 deles utilizam a cx de areia , exceto um macho de 03 anos que desde q veio filhote só usa jornal pq foi ensinado assim desde pequeno ,fico fora o dia todo qdo fica lotado o jornal ele faz no chao , o estranho é q mesmo usando jornal ele tenta cobrir mas nunca usou areia .
    Alguma sugestão para testar ????

    • Oi, Carla. O que você pode tentar é colocar o jornal dentro de uma caixa (no lugar da areia), ou pode colocar tapete higiênico, que absorve a urina, e não dá a sensação de estar tão cheio, evitando que faça fora. Abraços

  4. Tenho 3 gatos , todos castrados, 3 caixas de areia, afastadas da comida. Limpo de manhã antes de sair para o trabalho e a noite quando chego. Mas um deles só urina no chão, as fezes faz na caixa. Já usei floral para gatos desobedientes sem resultados, já espalhei mais 5 caixas de areia pela casa sem resultado. Não seu mais o,que fazer.

    • Você já tentou trocar a marca e o tipo da areia. Coloca areias diferentes nas caixas, para testar. Abraços

      • carolina

        Já tentei, sem resultado. Quando vejo que ele vai urinar no chão, pego e colocou ele na caixa e ele faz tranquilo!

      • Então talvez ele não goste de areia… quem sabe ele prefira fazer no chão, num jornal, coisa assim. Talvez tenta colocar um jornal ou tapete higiênico no chão. Se ele fizer em cima, começa a colocar dentro de uma caixinha sem areia. E outra possibilidade é ver se há algum problema clínico com ele.

  5. Cristina Silva

    Tenho 3 gatinhos, 3 potes de comida e 3 caixas de areia, todos utilizam todas as caixas, as fezes só não são limpas na hora se eu não estiver em casa, do contrário, assim que terminam, as fezes são recolhidas. O xixi é recolhido duas ou tres vezes por dia e lavo as caixas com intervalo de 3 dias no máximo e aí troco toda a areia. Mesmo com todo o cuidado com a limpeza, às vezes eles não utilizam a caixa se estiver suja com um xixizinho. É bem comum o meu gatinho Padma miar me pedindo pra limpar, só depois ele utiliza, exigente, não?! Rs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s