PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS DE DOENÇA DO SEU GATO

 postado por M.V. Raquel Redaelli

www.geekcats.com

Como proteção os gatos evitam demonstrar fragilidade, dor e mal-estar, Por instinto tendem a disfarçar e se esconder, motivo pelo qual as doenças muitas vezes são percebidas em estágios avançados.

Alguns sinais podem ser sutis, mas podem revelar alterações na saúde:

emagrecimento,    obesidade,    olhar profundo,    pelos opacos e eriçados,   polidipsia (ingerir mais de 100ml por Kg de peso de água ao dia),   poliúria (urinar em excesso),    agitação e/ou “mau-humor”,    vômitos frequentes,    urinar ou defecar em locais inadequados

Se perceber alguma dessas alterações, procure o médico veterinário para fazer um check-up. Melhor ainda: faça avaliações periódicas para detectar doenças precocemente! O ideal é uma visita anual ao veterinário.

7 responses to “PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS DE DOENÇA DO SEU GATO

  1. Olá, me chamo Letícia e venho através de artigo esclarecer uma pequena dúvida.
    Possuo um gato (macho) Siamês lindo, bochechudo e gordo, temos para nós que a há um tempo atrás ele se envolveu em uma briga e algum vizinho mal, que não gosta de gato, provavelmente o cegou de um dos olhos. Hoje, ele tem aproximadamente uns 3 anos e sempre cuidados dele com todo amor e carinho, pois amamos gatos. Hoje, dia 22/09/2014 pude notar que em seu anus saiu uma bola vermelha, e ele (o gato) anda com um pouco de vômitos e notei que seu apetite diminuiu devido ao desconforto de seu anus, desconfio que seja um tumor, mas o problema é que ele anda muito pela rua, será que gatos podem ter tumores (benignos e malignos) nesta região? Pois tive uma fox paulistinha que também teve um, mas com o tempo, sem que fizéssemos nada, simplesmente desapareceu… Isso é normal, tumores em gatos? Obrigada desde já e fico no aguardo da resposta.

    • Oi Letícia. Tumores em gatos são muito comuns. É preciso levar ao veterinário para avaliar. Ocorre com frequência (muito mais frequente que tumores) os abcessos nas glândulas anexas ao ânus. Abraços

  2. michelle (URGENTE)

    Bom dia, o texto é um pouco longo, mas peço q leia por favor preciso de esclarecimento.
    No dia 29/11 eu peguei um gatinho na rua, muito debilitado, ele mal abria os olhos pois estava com muita secreção como se fosse conjuntivite, mas não estava inchado, apresentava dificuldade p respirar como se estivesse com pneumonia, e tava com diarréia, o corpinho dele estava infestado de carrapato, tanto adultos (tinham 3 casais cruzando nele) quanto akeles pequenininhos, q parecem pontinhos, eram muitos no corpo todo ate no meio das unhas, enfim dei amoxilina, meio ml 2x ao dia, e limpava seus olhos com soro varias vezes daí ele enchergava melhor mas depois de um tempo voltava toda a coriza dnovo e os olhos ficavam grudados, ele se alimentava bem e era ate espertinho, so q estava debilitado, no dia 2/12 ele acordou bem so q estava evacuando e urinando sem sair do lugar, não se incomodava e depois de 2h q estive com ele notei q estava sonolento, não consegui mecher as patas traseiras mas estava consciente e miava quando eu chegava perto, em menos de 1h paralizou as dianteiras mas continuava retribuindo meu toc miava depois disso ele começou a respirar com mais dificuldad, ele respirava fundo pela boca ficava uns 10 segundos sem respirar e puxava o ar novamente (sofri muito pois não tinha como levá-lo ao vet, pois o q eu conheço so atende as 4ª a preço popular, eu não tinha condições de pagar outro infelizmente), essa tortura durou umas 2h, mas no total desde o inicio foram umas 4h e ele veio a óbito, meu marido q cuidou do corpo e disse q ele tinha feito coco. Joguei todos seus perteces fora. Achei q tinha sido pelo remédio q eu estava dando ou alguma doença de carrapato.
    No dia 4/12 a professora do meu filho me troxe uma gata, devia ter 1 mês, ela tinha sido jogada no valao 3 vezes, tinham colocado um cão para ataca-la, com pena ela me trouxe pois não pod ter gato, relutei pois estava traumatizada mas fiquei pois não havia quem ficasse, a gata estava muito magra, não aceitou ração muito bem então eu fiz um arroz bem cozido com frango e ela aceitou, mas comia muito pouco, quase nada, bebia água normal, quase não miava, mas Tb percebi q ela era retraída um pouco deprimida, não brincava, pensei q era pelo tralma q ela passou, ela dormia no quintal, no dia 11/12 notei q estava com diarréia pois fez coco dentro de casa, pesei q era a comida,no dia 12/12 quando eu acordei ela estava deitada sem conseguir se mecher e miou quando ouviu meu chamado, fiquei desesperada pois minha cadela estava solta achei q tivesse aleijado ela (minha cadela não é agressiva, mas ela quer brincar com todos) brincando, aqueci ela com panos e a coloquei em uma caixa de papelao, o coração estava batendo normal e a respiração Tb, mas em pouco tempo menos de 30 minutos ela começou a respirar com dificuldades e passou pelo mesmo processo de respiraçao do outro gato, essa eu vi o corpo depois da morte, tinha defecado e babado mas acho q era pq a boca tava aberta. Minha mãe diz q foi minha cadela q a matou, mas eu acho muito estranho ela ter morrido igual ao outro gatinho, uma amiga me disse q podia ser vírus pois meu quintal é de terra e os dois estavam fazendo xixi e coco no mesmo canto, ai procurei uns sintomas na internet e achei esse artigo e acho q foi isso (PANLEUCOPÉNIA FELINA), estou preocupada pois tenho um gato de +_ 1 ano, uma poodle (que teve muito contato com esses gatos), 2 viralatas, e 2 filhos, tenho medo de ser contagioso p meus outros animais e para meus filhos.
    Desculpe o texto grande mas to me sentindo culpada pelas mortes e muito preocupada com as outras vidas, PRECISO DE AJUDA SOCORROOOOOOOOOOOOO!!!

    • Pelos sintomas me parece panleucopenia felina. Essa doença é altamente contagiosa, e como o segundo gatinho veio muito próximo da morte do outro, o vírus ainda devia estar na casa. O gato adulto ainda pode se contaminar, mas a imunidade dela já está melhor. Te sugiro vacinar todos os animais, e aguardar pelo menos 6 meses para adotar outro filhote, além disso, fazer a desinfecção da casa com água sanitária. Abraços

  3. Pingback: Atenção No Seu Gato | Blog da Lista Gatos

  4. Pingback: HIPERTIREOIDISMO FELINO | www.blogfelino.com.br

  5. Leticia Wazny Silveira

    Muito legal hein Tel….adorei!!!! Beijãooo

Deixe uma Resposta

