OS GATOS NA MÚSICA, CINEMA E TEATRO

Por Nelson Motta, matéria transmitida no Jornal da Globo de 12/10/2012.

Veja a matéria completa e todos os personagens no link http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/10/nelson-motta-fala-do-sucesso-de-gatos-na-musica-cinema-e-teatro.html

Nelson Motta costuma dizer que ele é o humano de estimação de seu gato, Max. Max não topou aparecer na coluna, mas Nelson fala do sucesso de outros gatos na música, no cinema e no teatro.

Cientificamente batizado de Félix Catus, o popular gato doméstico começa sua história cultuado como divindade do Egito antigo, mas o gato favorito de Cleópatra era Marco Antonio.

De deuses, os gatos passaram a demônios na Idade Média, quando foram associados à magia negra, malditos e perseguidos. Enquanto isso, os ratos espalhavam a peste bubônica que dizimou metade da Europa
medieval. Mas os gatos riram por último.

Glorificados por um dos maiores poetas do século 20, o irlandês TS Eliott, eles inspiraram o musical Cats, um dos maiores sucessos da história da Broadway.

No cinema, o gato Félix foi o primeiro a fazer sucesso com crianças e adultos. Mas a ascensão da Disney foi desastrosa para os gatos: a grande estrela passava a ser um rato. Começava o reinado de Mickey.

Com Hanna e Barbera, os gatos foram ainda mais esculachados. O pobre Tom era mostrado como um vilão, mas sempre acabava humilhado e feito de gato e sapato pelo ratinho Jerry.

A reação felina no cinema só começou nos anos 70, com os quadrinhos de Robert Crumb inspirando o devasso Fritz, The Cat. Vagabundo e pornográfico, Fritz se tornou um herói do underground.

Nos anos 80, finalmente os gatos ganharam um intérprete perfeito para a sua verdadeira natureza com o preguiçoso, guloso e irônico Garfield, que faz de Jon um escravo que pensa que é seu dono. Todo o charme, a malandragem e a sedução dos felinos encontrou no gato de botas de Shrek a sua mais completa tradução.

Mas apesar de todo o sucesso, os gatos ainda continuam sendo maltratados e usados pejorativamente em expressões como gatonet e gaturama, e no absurdo de “comprar gato por lebre”, quando é obvio que os gatos são muito mais bonitos e inteligentes do que as lebres.

# NÃO DEIXE DE VER O VÍDEO!!! CLARO QUE ESTÃO FALTANDO DIVERSOS PERSONAGENS, MAS VALE A PENA IGUAL…#

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s